Home » Esporte » Seleção Baiana de Natação é campeã Norte Nordeste nas categorias júnior e sênior
- Atualizado em 31/07/22 às 21h18

Seleção Baiana de Natação é campeã Norte Nordeste nas categorias júnior e sênior

Bahia também venceu no quadro geral de medalhas

Foto: Divulgação FBDA

Redação

Aconteceu nos dias 29 e 30 de julho o Campeonato Interfederativo Norte e Nordeste de Natação- Troféu Doutor Milton Medeiros, na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe.

14 estados do norte e nordeste estiveram presentes disputando a competição, que envolve as categorias infantil, juvenil e junior e sênior. A seleção baiana, que contou com as suas principais estrelas, venceu com folga nas categorias júnior e sênior, além da terceira colocação na categoria juvenil.

A Bahia também foi estado que levou mais medalhas para casa, com 119 conquistadas, sendo 48 de ouro. Pernambuco, em segundo lugar no quadro geral, conquistou 103 medalhas. Porém, na contagem final os pernambucanos ficaram uma pontuação acima, em função das categorias infantil e juvenil.

Os resultados comprovam a boa fase que a Bahia se encontra. Os destaques entre os baianos foram os atletas Guilherme Caribé, Celine Bispo e Eduardo Mustafá, que tiveram os melhores índices técnicos da competição, além de Enzo Brandão Ibanez, que foi o atleta mais eficiente da categoria sênior.

Foto: Divulgação FBDA

A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) inovou com uma premiação em dinheiro para os atletas que batessem recordes. A motivação extra deu resultado e, além de Guilherme Caribé, Celine Bispo e Enzo Brandão Ibanez, também bateram recorde de campeonato Ronaldo Zambrano, Elena Leiro e os revezamentos infantil e junior.

“Foi muito expressivo o resultado alcançado. Somos o estado com mais medalhas conquistadas, e o mais importante, tivemos uma seleção unida, com espírito de equipe e muita vibração entre os atletas. Sem dúvidas voltaremos ainda mais fortes para 2023”, afirmou Diego Albuquerque, presidente da FBDA.

Agora, os atletas da seleção baiana, que tiveram o apoio da Sudesb para fazer a viagem, voltam para Salvador já com o pensamento nas competições do segundo semestre.

Despedida

Um dos principais nomes da seleção baiana, o atleta Guilherme Caribé está de malas prontas para os Estados Unidos, logo depois da competição. Caribé foi contratado pela Universidade do Tennessee para fazer a temporada na América do Norte no próximo ano e aproveitou para se despedir em grande estilo ao receber o troféu de melhor índice técnico.

“Essa competição foi muito importante pra mim. Foi minha última competição aqui na Bahia. Fiquei muito feliz de ter representado a seleção baiana pela última vez”, contou Caribé.

Foto: Divulgação FBDA

O atleta ainda compartilhou as expectativas para a temporada nos Estados Unidos e revelou estar ansioso para os próximos passos: “É a realização de um sonho. Fazer toda a preparação para as olimpíadas de 2024 no EUA vai ser muito gratificante, com toda a estrutura e os treinamentos que eles tem lá. Agora é começar tudo de novo e escrever essa nova história”, completou.


No V Notícias, você fica sabendo de tudo! Siga o portal no Google Notícias e receba todos os destaques do dia



COMENTÁRIOS
RELACIONADAS